Vereadores pedem colocação de busto de José Bonifácio de Andrada e Silva em nosso município

03 de Abril de 2018 | Depto. de Comunicação

OSMAR ISAC PEREIRA, ALDO ROBERTO DE ESTEFANO, JOSÉ FACHIN E FÁBIO MARCELO PIÃO, Vereadores da Câmara Municipal de José Bonifácio, nos termos regimentais, INDICAM à Vossa Excelência proceder estudos para a colocação de um busto, em local de fácil visualização popular, do Patriarca da Independência do Brasil, JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA, que empresta seu nome ao nosso município, objetivando que nossos cidadãos, principalmente os mais jovens, conheçam a história das origens do nosso município e podendo ser inaugurada no dia do aniversário do nosso município.

Senhor Prefeito, José Bonifácio de Andrada e Silva, mais conhecido como Patriarca da Independência, foi presente em nossa história desde o início movimento de independência. Foi presidente da junta governativa de São Paulo (1821). Tornou-se o principal organizador da Independência do Brasil com atuação destacada no processo constitucional. Seu liberalismo porém, limitava-se ao discurso ou a alguma literatura que produziu sobre a necessidade de abolição gradual da escravidão.
Com a proximidade do aniversário de fundação do nosso município, nossa população, terá a chance de conhecer a história deste importante patriarca e como seu nome está estreitamente relacionado com a luta do povo bonifaciano, desde a fundação de nossa cidade.