Indicação sugere instalação de escola cívico militar em José Bonifácio

28 de Maio de 2024 | Depto. de Comunicação

INDICAÇÃO Nº. 44 / 2024 - Autoria da Vereadora FABIANA DE SOUZA PINHEIRO SANTOS, apoiada pelo Vereador ADENILSON LUIS SERON, que solicitaram ao Senhor Prefeito proceder estudos para Que o Poder Executivo encaminhe a esta Casa Legislativa Projeto de Lei que institui o Programa Municipal das Escolas Cívico Militares junto à rede Municipal de ensino de José Bonifácio. Seria um modelo de ensino com preceitos fundamentais objetivando uma educação de excelência, visando uma formação intelectual, ética, cívica e moral no Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano).

O Programa Escola Cívico-Militar é descrito como um "conjunto de ações voltadas para a melhoria da qualidade da educação ofertada no ensino fundamental, ensino médio e educação profissional, por meio de um modelo de gestão de excelência nas áreas pedagógica e administrativa e de desempenho de atividades cívico-militares".
Em carta de defesa da proposta enviada ao governador, o secretário da Educação, Renato Feder, explicou que as comunidades escolares irão optar por participar ou não do programa e serão priorizadas as instituições "situadas em regiões de maior incidência de criminalidade". Os policiais que devem trabalhar nas escolas são aposentados e atuarão desarmados.