Avenida vai passar a se chamar Servo de Deus Monsenhor Angelo Angioni

25 de Abril de 2023 | Depto. de Comunicação

De autoria do vereador Cássio Elmo Gonçalves Gallo, foi votado e aprovado por unanimidade na sessão da Câmara Municipal do dia 24/04/2023, o Projeto de Lei nº 07/2023, que revoga em seu inteiro teor a Lei nº 3410/2008 e modifica o nome da Avenida Monsenhor Angelo Angioni para Avenida Servo de Deus Monsenhor Angelo Angioni. Estiveram presentes à sessão padres, seminaristas, freiras e representantes de movimentos e pastorais. O vereador Cássio Gallo enalteceu a importância do Servo de Deus Monsenhor Angelo Angioni para toda a comunidade de José Bonifácio e contou um pouco da história de vida sacerdotal de Monsenhor. Para completar as homenagens, usou a tribuna o Padre Mauro Ziatti, que também contou parte da história missionária de Monsenhor Angelo e explicou que o processo de beatificação do Servo de Deus está tramitando no Vaticano e que o próximo passo é a mudança de nomenclatura de Servo de Deus para Venerável, antes de ser consagrado Beato pelo Papa.

Justificativa do Projeto:

A Avenida Monsenhor foi aprovada pela lei n. 2.718/97. É de conhecimento público e notório que o legislador da época tinha intrinsicamente o desejo de que a denominação da referida via era sim uma homenagem ao saudoso Monsenhor Ângelo Angioni.
Como na Lei Orgânica do Município em seu artigo 227, proíbe a denominação de bens e serviços públicos a pessoas vivas de qualquer natureza, não pode por imposição legal naquele ano de 1997, homenagear o Monsenhor Ângelo Angioni, ficando denominada apenas Avenida Monsenhor.
Logo após a sua morte, a lei n. 3.410/2008 denominou a via pública localizada no perímetro urbano da cidade, que margeia por ambas faces o Córrego Monte Alegre a partir de sua nascente até o Ribeirão Cerradão e o Riacho da Pedreira, no trecho entre o Ribeirão Cerradão até a Avenida Romeu Rodrigues Figueiredo, nesta cidade, como Avenida Monsenhor Ângelo Angioni.
Considerado santo pelos fiéis, Servo de Deus Monsenhor Ângelo Angioni nasceu em Bortigali, na Itália, em 1915. Quinto filho de uma família humilde, decidiu ainda menino seguir a vocação eclesiástica e, aos 23 anos, foi ordenado padre.
Em 1951, chegou como missionário à cidade de José Bonifácio, no interior de São Paulo, onde atuou por quase 60 anos até sua morte, em 2008.
Com mais de 150 graças atribuídas a ele, Angioni foi indicado, em 2013, para se tornar beato. Quando da exumação dos seus restos mortais, foi constatado que seu coração estava intacto, e tive a honra de assinar como presidente da Câmara Municipal, junto com outras autoridades, um pergaminho de veracidade e testemunho, que permanece até hoje com os mesmos na Igreja Matriz São João Batista de José Bonifácio-SP.
Em janeiro de 2015, Roma concordou com o processo, iniciado oficialmente com a exumação de seu corpo.
No entanto como é de ciência de todos que Monsenhor Ângelo Angioni está em processo de beatificação, com noticia e relatos de mais milagres alcançados pelos seus fiéis, nada mais justo de acrescer ao nome da Avenida os dizeres Servo de Deus Monsenhor Ângelo Angioni na referida via.