Vereadores prestam homenagem à ex-Primeira Dama TEREZA RINCÃO FACHINI

Vereadores prestam homenagem à ex-Primeira Dama TEREZA RINCÃO FACHINI


01 de Outubro de 2018 | Depto. de Comunicação

PROJETO DE LEI Nº. 00015/ 2018
DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE “TEREZA RINCÃO FACHINI” À SEDE DO CRÁS NO MUNICÍPIO DE JOSÉ BONIFÁCIO E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

RAFAEL CLAUDEMIRO NIZATO, HERMÍNIO REALINO DEVETACH, ALDO ROBERTO DE ESTÉFANO, FÁBIO MARCELO PIÃO, JOSÉ FACHI E OSMAR ISAC PEREIRA, Vereadores da Câmara Municipal de José Bonifácio, Estado de São Paulo, apresentam ao Plenário para apreciação e deliberação o Projeto de Lei que segue e que deve ser sancionado e promulgado pelo senhor Prefeito Municipal.
PROJETO DE LEI

Art. 1º Fica dada a denominação de “TEREZA RINCÃO FACHINI” à sede do crás da cidade de José Bonifácio.
Art. 2º Fica o Poder Executivo autorizado, através do setor competente, a tomar as providências que se fizerem necessárias para o cumprimento desta lei.
Art. 3º As despesas decorrentes do cumprimento desta lei correrão por conta de dotações próprias consignadas no orçamento do Executivo, aprovado para o respectivo exercício financeiro, suplementadas se necessário.
Art. 4º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Tereza Rincão Fachini, nascida em São Simão, interior de São Paulo, era filha de imigrantes espanhóis, Pedro Rincão e Izabel Carrasco Sanches, vieram morar no bairro do Matão quando Tereza era ainda criança, de formação humilde aprendeu muito cedo serviços domésticos e do campo. Em sua adolescência, aos 15 anos conheceu seu companheiro Luiz Fachini e com ele namorou por 6 anos e no dia 9 de Setembro do ano de 1950 se casaram, dessa união construíram uma grande e linda  família  com 14 filhos ( Ângelo Miguel, Pedro Luiz, Maria Sueli, Izabel, João, Antônio, José, Valdir, Marli, Adolfo, Darci, Valmir, Ademir e Iraci), 26 netos e 22 bisnetos.
 Tereza foi uma grande mulher, coração puro, mãe e avó exemplar, temente a Deus  e sempre gostou de viver uma vida simples, dedicada ao trabalho e aos cuidados de sua família com muito carinho, lembrando que ainda teve tempo para ser o braço forte de um agricultor bem sucedido, que foi também montador de rádios e relógios, por fim se transformou em um líder autêntico, que por 7 anos dirigiu o destino desta cidade, onde ele nasceu e que é o berço adorado de toda família.
 Nesse período de 7 anos de 1993 à 1996 e 2001 à 2003, Tereza Rincão Fachini presidiu o fundo social de solidariedade, onde teve uma atuação destacadíssima, com sua equipe fiel e capacitada, sempre preocupada com os mais necessitados, eram muitos os serviços prestados, através do plantão social foram também aditados convênios para atendimentos à crianças, famílias, idosos e deficientes.
 Programas implantados na área familiar, como o Renda Cidadã  que repassava recursos para muitas famílias, dentre outras ações sociais, foram executados os programas: Agente Jovem, que atendia adolescentes de 15 à 18 anos; O programa Espaço Amigo, que atendia crianças de 7 à 12 anos.
Foi também implantado: O PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que repassava um valor significativo para as crianças não trabalharem e permanecerem nas escolas.
Todas as entidades assistenciais recebiam recursos provenientes do fundo municipal, além de orientações técnicas. Foram implantados inúmeros projetos, como o curso de costura, bordados e pinturas em tecido; Curso de Panificação Artesanal; A casa do brinquedo; Campanha do agasalho sempre realizada com muito sucesso; A feira da amizade, dando oportunidade aos artesões locais venderem seus artigos, sendo os respectivos recursos destinados as entidades assistenciais.
Também coordenava as creches municipais e havia programas de atenção a crianças em todas as datas comemorativas, realizando festas e distribuindo presentes para as mesmas.
 Em meio a tantos trabalhos realizados, não se pode deixar de lado, a atenção de Tereza com a terceira idade, foi uma das iniciativas mais importantes do setor social, com o apoio total de Luiz Fachini, a construção da sede própria do clube, trazendo vários benefícios, pois os idosos passaram a ter um local exclusivo para freqüentar.
E com isso Tereza Rincão Fachini uma mulher guerreira, conseguiu em toda sua trajetória cumprir com excelência sua missão, que será lembrada para sempre.