Vereadoras Ceila Sanches, Daniele Sotello, Márcia Caruso e Fabiana Pinheiro são homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher

09 de Março de 2021 | Depto. de Comunicação | foto: Paulo Sérgio Nunes

MOÇÃO DE APLAUSO Nº. 03 / 2021

RAFAEL CLAUDEMIRO NIZATO, GEFFERSON LUIS DE SOUSA ROSA, FÁBIO MARCELO PIÃO, ADENILSON LUIS SERON, CÁSSIO ELMO GONÇALVES GALLO e demais Vereadores que esta subscrevem apresentam a seguinte MOÇÃO DE APLAUSO  às Vereadoras DANIELE MARGARETH MOREIRA SOTELLO, FABIANA DE SOUZA PINHEIRO SANTOS, SYLVIA MÁRCIA CARUSO e CEILA MAIRA SANCHES, pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente dia 08 de Março, pelos motivos a seguir:

Considerando que a população de José Bonifácio elegeu nas eleições municipais de 2020 quatro mulheres para compor o Poder Legislativo bonifaciano, demonstrando assim clara intenção de termos um olhar feminino na administração pública;

Considerando a votação expressiva de cada vereadora ora homenageada, sendo:
SYLVIA MÁRCIA CARUSO: 313 votos
DANIELE MARGARETH MOREIRA SOTELLO: 605 votos
FABIANA DE SOUZA PINHEIRO SANTOS: 687 votos
CEILA MAIRA SANCHES: 883 votos

Considerando alguns fatos históricos que destacaram em nível mundial a luta do sexo feminino, a data 08 de março ficou marcada como o DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

Dentre eles podemos destacar a morte de 129 mulheres, no ano de 1857, em Nova York- Estados Unidos. Ressalta-se que essas mulheres morreram queimadas numa ação da policia para conter uma manifestação em uma fábrica de tecidos. Na ocasião elas se manifestavam pelo direito a licença- maternidade, a diminuição da jornada de trabalho, a  equiparação salarial com o sexo masculino, como também se manifestavam por um tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

Muitas  lutas foram realizadas, até chegar 1975, ano em que a Organização das Nações Unidas - ONU oficializou o dia 8 de março o "Dia Internacional da Mulher", para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

O grande objetivo da celebração do Dia Internacional da Mulher, é diminuir as barreiras, que apesar das conquistas que a mulher vem empreendendo ainda persistem e devem ser vencidas principalmente em relação ao preconceito e a desvalorização da mulher.

Ressalta-se ainda, a valorização e todo empenho e dedicação de todas as mulheres que em pleno século XXI, encontram ainda barreiras, mas não desistem de lutar pela igualdade de direitos.

Ao longo dos anos vem participando da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. As habilidades e características femininas nos dias de hoje estão sendo mais valorizadas, conquistando posição de destaque na sociedade.

As mulheres continuamos lutando, conquistando direitos, buscando respeito e igualdade em nossa sociedade.

Nada mais justo, portanto, em homenagear as vereadoras de José Bonifácio, que representam, de fato, todas as mulheres da sociedade bonifaciana, lutando pelos direitos de cada cidadão desta Cidade Amizade.

Por todos os motivos apresentados acima e pelo brilhante trabalho realizado pelas vereadoras DANIELE MARGARETH MOREIRA SOTELLO, FABIANA DE SOUZA PINHEIRO SANTOS, SYLVIA MÁRCIA CARUSO e CEILA MAIRA SANCHES é que apresentamos esta Moção de Aplauso