Nova Areninha terá o nome de Paulo Fabiano Laurindo

Nova Areninha terá o nome de Paulo Fabiano Laurindo


21 de Junho de 2022 | Depto. de Comunicação

PROJETO DE LEI Nº. 17/ 2022

DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE “Paulo Fabiano Laurindo” A NOVA Areninha Poliesportiva A SER CONSTRUÍDA na  Avenida Córrego Monjolinho entre as Ruas Jurandir B. de Castilho e Rua Mário Pereira Mota entre os Bairros Roque Carbone e Valentim Ciane, NO MUNICÍPIO DE JOSÉ BONIFÁCIO E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


    FABIANA DE SOUZA PINHEIRO SANTOS, DANIELE MARGARETH MOREIRA SOTELLO e RAFAEL CLAUDEMIRO NIZATO, Vereadores da Câmara Municipal de José Bonifácio, Estado de São Paulo, apresentam ao Plenário para apreciação e deliberação o Projeto de Lei que segue e que deve ser sancionado e promulgado pelo senhor Prefeito Municipal.

PROJETO DE LEI

    
Art. 1º Fica dada a denominação de “Paulo Fabiano Laurindo” a nova Areninha Poliesportiva a ser construída  na Avenida Córrego Monjolinho, entre as ruas Jurandir B. de Castilho e rua Mário Pereira Mota entre os Bairros Roque Carbone e Valentim Ciane na  cidade de José Bonifácio.

Art. 2º Fica o Poder Executivo autorizado, através do setor competente, a tomar as providências que se fizerem necessárias para o cumprimento desta lei.

Art. 3º As despesas decorrentes do cumprimento desta lei correrão por conta de dotações próprias consignadas no orçamento do Executivo, aprovado para o respectivo exercício financeiro, suplementadas se necessário.
    
Art. 4º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala das Sessões, “RICIERI RODANTE”, 24 de maio de 2022.                                                          

PROJETO DE LEI Nº. 17 / 2022


    DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE “Paulo Fabiano Laurindo” A NOVA Areninha Poliesportiva A SER CONSTRUÍDA na  Avenida Córrego Monjolinho entre as Ruas Jurandir B. de Castilho e Rua Mário Pereira Mota entre os Bairros Roque Carbone e Valentim Ciane, NO MUNICÍPIO DE JOSÉ BONIFÁCIO E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS..


    J U S T I F I C A T I V A


    Nobres Vereadores:

Paulo Fabiano Laurindo (Alemão) nasceu em 04 de junho de 1976, na cidade de José Bonifácio, interior de São Paulo. Filho de José Paulo Laurindo e Maria Aparecida Pereira Laurindo. Na família era chamado de Fá, mas por ser muito loiro, na rua logo ganhou o apelido de “Alemão”. Era o mais velho de 4 irmãos: Verônica, Leonel e Suzana. Seus pais se casaram no ano de 1975 e viveram na região de José Bonifácio até 1978, ano em que a família se mudou para uma fazenda no Mato Grosso, permanecendo ali até 1981. Depois, retornaram para José Bonifácio e passaram a viver na Barra Grande, bairro na zona rural do município, onde seu pai tinha uma venda, que ficava em frente à igreja e ao lado da escola em que ele e sua irmã Verônica estudaram os primeiros anos.
Mudaram-se para a cidade em 1985. Fabiano na época com 9 anos de idade, ajudava no comércio da família, uma máquina de benefício de arroz, localizada na Avenida Campos Sales, esquina com a Rua Treze de Maio. Ele e sua família moravam em uma casinha nos fundos da máquina.
Ele também ajudava na granja de frangos da família.
Paralelo a tudo isso, seu pai ainda criava umas vaquinhas num terreno alugado da ABAM. Então todos os dias cedo tinham que tirar leite, incluindo sábados e domingos
Sua mãe era costureira e trabalhou durante muitos anos no Grupo Heanlu.
No ano de 1989 sua família comprou uma casa no Bairro Jardim Carlos Cassetari onde moraram até 2001 e participaram ativamente da vida em comunidade.
Ele e sua família participaram da construção da Igreja Sagrada Família.
Sua mãe fundou o Grupo de Jovens São Francisco de Assis, do qual ela cuidou amorosamente por muitos anos. Criando depois o coral e o time de futebol do grupo. Após as missas no domingo de manhã, ela levava os jovens para tomar café em sua casa e sempre tinha pão caseiro.
Foi rodeado desses amigos do Grupo de Jovens que ele passou sua adolescência. Participava do grupo de jovens, do time de futebol e algumas vezes do coral (como cantar não era seu principal dom, seus amigos do coral ficavam aliviados quando ele faltava). Foi coordenador e ajudou a organizar diversos eventos e encontros em José Bonifácio e região, fazendo grandes amigos por onde passava. Amizades que duraram por toda sua vida. Isso era algo natural nele. Tinha muita facilidade em fazer novos amigos e muito zelo por essas amizades.
Influenciado por seu pai, era um apaixonado pelo Santos Futebol Clube. No ano de 1994 teve a oportunidade de ir a Santos conhecer a Vila Belmiro com sua família e alguns amigos. Desde então, sempre que podia assistia aos jogos do Santos no estádio. Sua paixão pelo Santos era tão grande que estava sempre com a camiseta do time. Só tirava pra colocar o uniforme do trabalho ou alguma roupa social em ocasiões muito especiais. Não bastava somente ele usar as camisetas, dava de presente pra todos da família.
Em 1995 serviu o exército na cidade de Lins,  onde recebeu honras por seu desempenho. Tinha muito orgulho em ter servido o exército. Recentemente havia participado de um encontro de reservistas.
Em 1996 foi trabalhar na empresa do seu tio Luís Laurindo, que prestava serviços de pinturas de estrutura metálica de grandes obras.
De 1997 ao ano 2000 seu pai deixou a Máquina de benefício de arroz e montou uma empresa de poda de árvores, passando a prestar serviços para a prefeitura com sua ajuda e do seu irmão  Leonel.
No ano de 1998, formou-se no bairro a Associação de Moradores dos bairros Jardim Carlos Cassetari e Roque Carbone, onde Fabiano fazia parte da Comissão, junto com o seu pai José Paulo, Silvio Cesar e Gledson Ricardo. Tomaram a iniciativa de reconstruir o Polo Esportivo Cicero Felix de Lima, que na época estava abandonado. Como a base da comissão era do grupo de jovens, a ideia era fazer daquele local um ponto de encontro para famílias, mas principalmente, ocupar o tempo dos jovens, com iniciativas esportivas. E assim aconteceu. Conseguiram a reforma do campo de futebol, alambrados, construção da quadra de vôlei, construção do vestiário, do campo de bocha e lanchonete.  O local tornou-se ponto de encontro da comunidade e aos finais de semana reuniam-se muitas famílias e jovens. E era lá que ele amava jogar futebol com os amigos e ficar por horas conversando.
Em 2001 seus pais compraram um sítio na cidade de  Promissão e ele foi junto para ajudar a família na estruturação. O sítio se tornou ponto de encontro da família e recebeu o nome de São Francisco de Assis.
No ano de 2004 voltou para a cidade e foi morar com a Patrícia, sua namorada desde 1998. Nessa época trabalhou como representante comercial da HLM no estado do Mato Grosso do Sul.
O ano de 2008 foi muito especial. Em 19 de março nasceu sua filha, Júlia. O moço agitado, tornou-se calmo e gentil. Todo o universo girava em torno de sua filha. Fazia tudo por ela. Foi um pai extremamente amoroso e mesmo trabalhando fora, sempre se fez presente.
Em 2011 retornou à empresa do seu tio Luís, que agora além de pinturas, executava também montagem de estruturas metálicas em todo país. Começou como administrativo de obras, depois gerente administrativo e por último gerente de obras.
As principais obras que ele participou da execução foram:
1996 Cervejaria Brahma - Campo Grande - RJ
2008 CSA - Companhia Siderúrgica de Atlântico - Itaguaí - RJ
2013 Arena Manaus (Estádio para Copa do mundo) Manaus - AM
2014 CBMM - Companhia Brasileira de Mineração e Metalurgia - ARAXÁ - MG
2021 Hospital Mater Dei - Salvador BA
2021 Roda Gigante Foz Star - Foz do Iguaçu PR
Fabiano nem chegou a participar da execução da obra da Roda Gigante.  Durante as reuniões para início da obra, sentiu-se mal, apresentando febre. Retornou à José Bonifácio, onde já foi imediatamente internado, no dia 20 de abril de 2021, com COVID-19 e não saiu mais do hospital. Faleceu no dia 14 de maio, após lutar bravamente.
Apesar da vida breve, deixou um legado de amor e companheirismo muito grande. Quem olhava de fora às vezes podia confundir sua agitação com grosseria, mas quem o conhecia sabia o quanto era amoroso e gentil. Sempre ajudava todos ao seu redor. Conhecidos ou desconhecidos. Fosse com dinheiro, cesta básica ou o melhor de tudo: seu tempo. Era parceiro para um copo de cerveja, um desabafo ou até carregar uma mudança num domingo. Estava sempre pronto.
Como trabalhava fora, tinha apenas um final de semana por mês em José Bonifácio e ele valorizava e multiplicava cada segundo desse final de semana. Fazia questão de visitar a família e os amigos. Amava reunir todos para fazer churrasco.  Era comum receber ligação dele para saber notícias de todos. Pra esposa, filha e pais ele ligava todos os dias.

Fica em nossa lembrança o som da sua risada, seu abraço apertado, o cheirinho do seu café com canela, do seu feijão gordo que ele amava fazer e  todo o amor que espalhou.

Sala das Sessões “RICIERI RODANTE”, 24 de maio de 2022.