Lar São João recebe Moção de Aplauso pelo Dia Nacional do Idoso

Lar São João recebe Moção de Aplauso pelo Dia Nacional do Idoso


05 de Outubro de 2022 | Depto. de Comunicação | foto: Lucas Duarte (assessor da Presidência)

MOÇÃO DE APLAUSO Nº 14 / 2022


Senhor Presidente,
Senhores Vereadores,


RAFAEL CLAUDEMIRO NIZATO, FABIANA DE SOUZA PINHEIRO SANTOS, DANIELE MARGARETH MOREIRA SOTELLO, CEILA MAIRA SANCHES, GEFFERSON LUIS DE SOUSA ROSA, ADENILSON LUIS SERON, SYLVIA MÁRCIA CARUSO, CÁSSIO ELMO GONÇALVES GALLO e FÁBIO MARCELO PIÃO Vereadores que esta subscrevem apresentam a seguinte MOÇÃO DE APLAUSO, pelo dia nacional do idoso a ser comemorado no dia 01 de outubro.

    No dia 01 de outubro se comemora o dia nacional do idoso.
    No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seu art. 2º que, ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
     No art. 3º, o Estatuto ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
    Em nosso município existe de 09 de julho de 1971 a Associação Lar para Velhos São João que sempre teve por finalidade abrigar idosos desamparados sem distinção de qualquer natureza.
    Pela Lei Municipal n. 1243/75, a Associação Lar para Velhos São João foi declarada de utilidade pública.
    A Associação sempre teve por finalidade abrigar idosos desamparados sem distinção de qualquer natureza.
    O trabalho da Associação Lar para Velhos São João é dotada de toda infraestrutura para acolher pessoas idosos seguindo fielmente o seu estatuto.
    Atualmente a Associação conta com sessenta e sete abrigados, sendo que muitos se encontram acamados e recebem todo cuidado necessário atendendo o princípio da dignidade da pessoa humana.
    A Associação disponibiliza médico, fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista, enfermeira, técnicos de enfermagem, assistente social e cuidadoras, totalizando quarenta colaboradores (empregados).
    E mantida com recursos provenientes dos idosos que recebem aposentadoria, repasse de convênios com os municípios, repasse dos Governos Federais e Estaduais.
    No entanto tais recursos não suficientes para manter todas as despesas da entidade, sendo que complementa suas receitas com promoções tais como leilões, almoços beneficentes e doações de pessoas e empresas.
    Sua Diretoria não é remunerada, é formada por pessoas dotadas de grande altruísmo que dedicam grande parte de sua vida em prol dos idosos desamparados.
    A entidade funcionada 24 horas por dia, 365 dias do ano, sendo que os abrigados recebem cinco refeições diárias.
    A medicação utilizada é proveniente de fornecimento do Poder Público Municipal e os medicamentos mais específicos são comprados com recursos próprios.
    Portanto, considerando que no dia 01 de outubro de cada ano se comemora o dia do idoso, e considerando o magnífico trabalho prestado pela Diretoria, funcionários da Associação Lara Para Velhos São João, proponho seja aprovada a presente moção de aplauso à entidade, diretoria e funcionários, em agradecimento e reconhecimento pelo trabalho que presta a pessoa idosa.