Câmara aprova por unanimidade homenagem a

Câmara aprova por unanimidade homenagem a "Diego Romero Pardo", o Galego


13 de Agosto de 2018 | Depto. de Comunicação

PROJETO DE LEI Nº. 0006/2018
DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE “DIEGO ROMERO PARDO - GALEGO” A UM BEM PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE JOSÉ BONIFÁCIO E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

ALDO ROBERTO DE ESTÉFANO, FÁBIO MARCELO PIÃO, OSMAR ISAC PEREIRA, JOSÉ FACHIN, HERMÍNIO REALINO DEVETACH E RAFAEL CLAUDEMIRO NIZATO, Vereadores da Câmara Municipal de José Bonifácio, Estado de São Paulo, apresentam ao Plenário para apreciação e deliberação o Projeto de Lei que segue e que deve ser sancionado e promulgado pelo senhor Prefeito Municipal.


PROJETO DE LEI

Art. 1º Fica dada a denominação de “DIEGO ROMERO PARDO - GALEGO” a um bem público da cidade de José Bonifácio.

Art. 2º Fica o Poder Executivo autorizado, através do setor competente, a tomar as providências que se fizerem necessárias para o cumprimento desta lei.

Art. 3º As despesas decorrentes do cumprimento desta lei correrão por conta de dotações próprias consignadas no orçamento do Executivo, aprovado para o respectivo exercício financeiro, suplementadas se necessário.
Art. 4º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

DIEGO ROMERO PARDO - GALEGO, natural de José Bonifácio, Córrego Fundo – SP, nascido em 25/05/1929, filho de João Romero Berlanga e Isabel Pardo Delgado, era casado com Catarina Salafia Romero, morou na Rua 15 de novembro, nº 712, centro. Dessa união nasceram os filhos  João Valter Romero, Wanderley Romero, Taís Salafia Romero.
Inicialmente exerceu a função de motorista, com o antigo caminhão, que regava as ruas e que se carregava de água na famosa "bica". 
Depois começou a trabalhar com motoniveladora, sendo reconhecido por todos em sua época, como o melhor Patroleiro que havia na Prefeitura, sendo que durante todo o tempo que trabalhou, ensinou inúmeros outros funcionários neste serviço. Conhecia as estradas de terra como ninguém, com todas suas características, pontes, tipos de solo, proprietários rurais, etc.
Era o primeiro a chegar de manhã, no pátio da Prefeitura e o último a voltar à tarde. Numa ocasião, a Prefeitura adquiriu uma Motoniveladora "Huber Waco" nova, diretamente na fábrica em Mogi das Cruzes. Ele foi designado para receber o treinamento de uma semana na fábrica, já que era a primeira vez que se teria uma Motoniveladora inteiramente "Hidráulica". O detalhe é que a Motoniveladora veio rodando até José Bonifácio, demorando 3 dias de viagem. 
Na década de 60 e início da década de 70. a Prefeitura dispunha de apenas uma Motoniveladora e depois duas. Conclui-se o tamanho da importância do trabalho deste funcionário, já que nessa época não existiam vicinais asfaltadas, ou seja, toda a produção rural do município dependia das condições das estradas de terra, para seu escoamento. E é sabido que o município de José Bonifácio tem extensão territorial bastante grande, ainda mais contando com  o perímetro de Ubarana, quando não tinha sido desmembrado. Dizia que José Bonifácio tinha 2.700 Kms. de estradas de terra, numa época em que não se podia desaguar enxurradas nas propriedades.
Foi admitido na Prefeitura de José Bonifácio em 18/04/1962. Em 2005 foi chamado pelo Prefeito Celso Olimar Calgaro, para exercer a função de Chefe das Estradas Municipais, exonerado finalmente em 2008.