José Bonifácio, 28 de Junho de 2017
Home > A Câmara > História da Câmara

História da Câmara

Dados e Fatos

JOSÉ BONIFÁCIO teve sua origem em meados da primeira década do século XX, no ano de 1906, com a construção de edificações rudimentares às margens do ribeirão CERRADÃO, tendo este lhe emprestado a primeira denominação. O local, escolhido cuidadosamente, foi próximo ao rio, pela necessidade de água boa e pura, tendo sido chamada a sua primeira via de circulação como “Rua do Sapo”. Este local se situa exatamente onde hoje é a Avenida 13 de Maio, mais precisamente entre as Avenidas nove de julho e Campos Sales. Tudo começou com três cidadãos - os irmãos MANOEL CARLOS e JUSTINO RODRIGUES SANTANA doaram uma área de treze alqueires de terra para o assentamento e, juntamente com JOSÉ CRESCÊNCIO DE SOUZA formaram um núcleo habitacional. A história tem nesses homens os seus fundadores. No dia 24 de junho deste ano fincaram um cruzeiro mais ao alto para louvar o santo que seria o seu padroeiro e que continua até hoje, São João Batista, sendo que neste dia, a todo ano, comemora-se o aniversário da cidade, durante as festas “juninas”. Da simples categoria de Vila do Cerradão a pequena povoação foi elevada a Distrito de Paz, em 1914, pertencendo ao Município de Mirassol até o ano de 1926 quando, desmembrando-se do seu elo de ligação, transformou-se em MUNICÍPIO, tendo a denominação de JOSÉ BONIFÁCIO em homenagem ao “Patriarca da Independência” e, somente no ano de 1938 passou à categoria de Comarca.

JOSÉ BONIFÁCIO conta, atualmente, com 8976 construções residenciais localizadas em sua Sede, no Patrimônio de Santa Luzia, na Vila dos Machados e nas duas zonas de expansão urbana instaladas em seu município que, dista 480 Km da Capital do Estado e 42 Km de São José do Rio Preto, sede da Região Administrativa O município se constitui, hoje, em sede natural de uma micro-região formada pelos municípios que formam sua comarca (ADOLFO, MENDONÇA e UBARANA) e outras pequenas cidades que o cercam e que, naturalmente, utilizam o seu comércio pujante e os serviços que lhes são oferecidos pela cidade de porte médio: BARBOSA, PLANALTO, ZACARIAS, NIPOÃ, NEVES PAULISTA, MIRALUZ, JACI, NOVA ALIANÇA e NOVA ITPIREMA.

Na área de transportes, tendo na divisa com Barbosa o Rio Tietê, este lhe oferece a Hidrovia Tietê-Paraná, sendo o município freqüentemente procurado por empresários para instalarem seus negócios, pois além da facilidade do transporte fluvial, é muito bem servido de RODOVIAS, como: BR-153, SP-425, SP-304 e VICINAIS: SP-425/Planalto, SP-425/Nipoã, SP-425/Miraluz e SP-425/BR-153 (esta, passando por Santa Luzia). Seu transporte coletivo é formado por inúmeras linhas intermunicipais, interestaduais e internacionais, possuindo, ainda, em sua zona urbana da sede várias linhas de ônibus circular.

Possuindo uma área territorial de 856 Km2, JOSÉ BONIFÁCIO tem instalado: seis agências bancárias e uma agência do “Banco do Povo”, uma Associação Comercial e Industrial, tudo servindo a sua ECONOMIA, diversificada em vários segmentos como: INDÚSTRIAL, com 103 unidades, destacando-se os ramos de frigorífico de boi, de suíno e de frango, indústria de alimentos, de confecções, metalúrgicas e outras; na PECUÁRIA, onde o município conta com 1363 propriedades no campo, destaca-se a criação de gado bovino de corte, leiteiro e produção de suínos e no setor AGRÍCOLA, com produção de milho, arroz, citros, borracha, etc.

Possui um FORTE COMÉRCIO e uma diversificação no ramo de PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS que, em resumo, totalizam 1189 pontos comerciais e de prestadores de serviços profissionais.
Na área de serviços de utilidade pública e emergencial, o município possui e oferece à região e aos que por aqui passam:

A – na Saúde:
· Um Hospital;
· Sete unidades ambulatoriais e várias clínicas com quase todas as especialidades médicas e;
· Serviço de Resgate (Unidade de Corpo de Bombeiros).

B – na Educação (pública e particular):
· Seis escolas de atendimento a crianças com até 6 anos de idade;
· Dezenove estabelecimentos que atendem estudantes de pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e de cursos profissionalizantes;
· Duas Fundações municipais de ensino profissionalizante;
· Um estabelecimento de ensino superior (Faculdade de José Bonifácio) e
· A divisão Regional da Educação do Estado.

C – no Turismo:
· Um Parque Turístico (Nova York), localizado às margens da Hidrovia e Rodovia SP-425 (antigo Salto do Avanhandava) e;
· Uma quantidade enorme de casas de veraneio, localizadas às margens da represa do Rio Tietê e afluentes.

D – na ÁREA JUDICIÁRIA E DE SEGURANÇA:
· Fórum da Comarca com DUAS VARAS implantadas;
· Juizado de Pequenas Causas e Junta de Julgamento de Causas Trabalhistas;
· 03 Delegacias de Polícia, incluindo a Delegacia da Mulher e a CIRETRAN;
· 6ª Cia. PM. do 17º Batalhão da Polícia Militar (Regional);
· Base Operacional da Polícia Ambiental (Regional);
· Destacamento do Corpo de Bombeiros (Regional);

Da CÂMARA MUNICIPAL 
Um pouco do que foi no passado e do que é hoje

Por ocasião da implantação do município, em 1926, foi criada a CÂMARA MUNICIPAL, tendo sido instalada no ano seguinte, com a eleição - escolha por aclamação - de seus primeiros vereadores: JOÃO DOMINGUES DO AMARAL, PEDRO BRANDÃO DOS REIS, JOSÉ CYRILO DANTAS, ANTONIO MONTEIRO PINTO, SATURNINO DA SILVA QUEIROZ e CARLOS CASSETARI. O primeiro Presidente foi o vereador JOÃO DOMINGUES DO AMARAL e Prefeito o Sr. CARLOS CASSETARI.
Naquela época, muito diferente de agora, a nobre missão dos edis era, tão somente, dar posse aos poderes Executivo e Legislativo e reunirem-se, quando necessário, para dar apoio às decisões do Executivo. Não havia oposição.

Foi no ano de 1947, na democracia, que o nosso colégio eleitoral elegeu os representantes para o Poder Legislativo moderno, agora com a escolha, pelos vereadores eleitos, da primeira Mesa Diretora, recaindo sobre o vereador IGNÁCIO ALVES PINTO, a honra de ter sido o primeiro Presidente da era democrática, presidindo esse poder por um biênio, tornando-se, assim, oficial a iniciativa de se renovar a Mesa Diretora para dirigir a Câmara por dois anos.

Nesses cinqüenta anos de existência do Poder Legislativo Democrático, a Câmara teve um desempenho à altura de seu povo, procurando ser o braço direito do Executivo, apoiando as boas iniciativas, mas sem deixar, os vereadores, de exercer as suas prerrogativas constitucionais de serem contra medidas que poderiam trazer prejuízo à população que os escolheu como seus verdadeiros representantes. É importante ressaltar que, durante esse período, os vereadores, na sua grande maioria, sempre procuraram buscar o respeito e a admiração da coletividade, zelando pelo patrimônio público e defendendo-o com garra e determinação.

Para ilustrar como exemplo de uma grande “batalha”, travada no plenário desta Casa de Leis, no começo dos anos 80, os vereadores, colocando-se em defesa das aspirações da coletividade, NÃO PERMITIRAM A “VENDA” do Serviço Municipal de Água e Esgoto para a SABESP.

Atualmente a Câmara é constituída por 9 vereadores, sendo a representação Partidária assim constituída:
• PPS – 4 vereadores; 
• DEM – 2 vereadores; 
• PSB – 1 vereador; 
• PSC – 1 vereador; 
• PP – 1 vereador; 

Com a reimplantação deste NOVO SITE OFICAL DA CÂMARA – www.camarajosebonifacio.com.br as sessões realizadas na Câmara Municipal serão TRANSMITIDAS AO VIVO, VIA INTERNET, e as demais ficarão disponibilizadas no próprio site. As REUNIÕES dos vereadores são semanais, ocorrendo sempre às SEGUNDAS-FEIRAS, tendo a cobertura jornalística dos três Jornais Semanários e a transmissão ao vivo pela Rádio Vale do Tietê, da cidade, sendo considerável o público que prestigia os seus representantes na galeria da Câmara, durante essas reuniões.

Com a implantação deste SITE OFICAL DA CÂMARA – www.camarajosebonifacio.com.br e, a partir da resolução de problemas técnicos, o que acontecerá muito em breve, as reuniões serão TRANSMITIDAS AO VIVO, VIA INTERNET.

O local escolhido para este novo prédio, em busca de suas origens, está localizado na confluência do Rio Monte Alegre com o Ribeirão Cerradão, onde a cidade começou, mais exatamente na esquina da Avenida Monsenhor com a Avenida Romeu Maia Souto.

Vereadores

Presidente Hermínio Realino Devetach (Leléu) - PRESIDENTE DA CÂMARA

Acesso Rápido

CÂMARA MUNICIPAL DE JOSÉ BONIFÁCIO - SP Av. Romeu Maia Souto, nº 20 - Centro - CEP 15.200-000 José BOnifácio / SP - Tel.: 17 3245-1213
Copyright © 2013 Câmara Municipal de José Bonifácio
Todos os direitos reservados